Sangue
O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular sanguíneo dos animais vertebrados. O sangue é produzido na Medula óssea vermelha e tem como função a manutenção da vida do organismo por meio do transporte de nutrientes, toxinas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico. O sangue é constituído por diversos tipos de células, que constituem a parte "sólida" do sangue. Estas células estão imersas em uma parte líquida chamada plasma. As células são classificadas em Leucócitos (ou Glóbulos Brancos), que são células de defesa; eritrócitos (glóbulos vermelhos ou hemácias), responsáveis pelo transporte de oxigênio; e plaquetas (fatores de coagulação sanguínea).
Podemos encontrar os mesmos componentes básicos do sangue em anfíbios, répteis, aves e mamíferos (entre eles, o ser humano).
O sangue é constituído por diversos tipos de células que constituem a parte sólida do sangue e cerca de 45% do volume total. Já os 55%restantes são formados de uma parte líquida chamado plasma. Estas células são divididas principalmente em glóbulos brancos (células de defesa), glóbulos vermelhos (transporte de oxigênio) e Plaquetas (atuam no processo de coagulação). O plasma componente líquido é formado por 90% de água, 1% de substância inorgânica (como potássio, cálcio, ferro, sódio...) 7% de proteínas plasmáticas. (albumina, imunoglobulinas e fibrinogênio principalmente). A quantidade de sangue no homem representa cerca de 8% de sua massa total e a cor vermelha do sangue se da pela presença de milhares de moléculas de hemoglobina nas hemácias.
Os doadores de sangue geralmente doam o sangue total. Mas em muitos casos eles podem doar plaquetas, plasma ou até granulócitos. Apesar de alguns países ainda transfundirem sangue total, é mais comum que o sangue seja separado em seus componentes primários antes de ser testado e usado na medicina transfusional. Confira quais são os componentes principais e suas funções: